17 de nov. de 2015

Google Atmosphere 2015



Na  terça-feira 20 de Outubro ocorreu o maior evento a nível global de tecnologia, o Google Atmosphere 2015. O evento digital do Google Apps for Work explorou criativos jeitos de inovar e trabalhar em conjunto.
Diversas pessoas de destaque no mundo tecnológico foram convidadas para participar e dar a sua opinião sobre o futuro do trabalho, entre elas Tony Scott CIO do governo do EUA, Sarah Franklin VP de Marketing da Sales Force, Tony Fedell CEO e fundador do Nest e o CIO do vinhedo Concha y Toro Daniel Durán.
Rich Rao, diretor do Google Apps for Work, deu uma pequena introdução sob uma perspectiva global de como os negócios estão evoluindo de maneira mais rápida. Para ilustrar melhor esse cenário, ele mencionou que antigamente algumas empresas demoravam décadas para atingirem seu primeiro bilhão, mas hoje em dia as mais sucedidas levam menos da metade deste tempo (ver quadro abaixo) tudo isso devido a transformação digital.


Mas isso é apenas o começo, a tecnologia também está diminuindo barreiras e as companhias que hoje em dia são as mais bem sucedidas são aquelas que mais colaboram, mesmo estando ao redor do mundo toda sua equipe trabalha de forma homogênea para dividir e aperfeiçoar a criatividade e a informação.


Internet e segurança
Um dos pontos altos do Atmosphere foi quando o chefe de informação do governo dos Estados Unidos Tony Scott (ex  Disney, Microsoft e General Motors) falou sobre sua visão da segurança na internet e o atual CIO.
Scott acredita que o papel de chefe de informação dos EUA é bastante interessante porque vive-se em época transformadora para qualquer Estado. As questões de segurança estão transformando o governo em um modelo digital. Estão trabalhando duro pensando em como se modernizar para os federais usarem e acessarem o sistema de um modo que fique tão fácil quanto utilizar o Google. Na sua visão, a resposta mais fácil para isso é criar serviços de nuvem escaláveis.
Há tantas opções disponiveis quando o assunto é tecnologia, que a maioria das empresas  se pergunta como fazer a escolha correta. Para  o norte-americano, a primeira coisa que uma organização tem que fazer, é entender sua missão e sua prioridade. Apenas dessa forma poderá olhar para ativos de alto valor. Por exemplo, se a prioridade da empresa é segurança, esta deve procurar por uma tecnologia que permite isso.
O CIO sugere que haja alinhamento com a equipe de gestão, pois é importante considerar que, além das coisas mudarem com o tempo, a  tecnologia evolui rapidamente, logo, o que poderia ser apropriado há 5 ou 4 anos, pode não ser agora. Ainda, ele faz uma analogia com o que pensava-se antigamente sobre os bancos, muitos foram assaltados e as pessoas nao queriam guardar neles o dinheiro delas. Agora todo mundo reconhece que é o melhor a se fazer é proteger suas finanças em cofres de bancos do que deixar o dinheiro guardado em casa, porque quando o assunto é dinheiro ninguém sabe mais sobre segurança do que um banco.
Scott enxerga os grandes fornecedores de tecnologia Cloud do mesmo modo em que vê os bancos, ambos possuem estímulo, habilidades e motivações pra fazer o  melhor trabalho de segurança, muito além do que qualquer companhia ou empresa possa fazer. E aconselha: “ Vá o mais rápido que puder para a nuvem. Lá você estará seguro. Não é uma critica a esforços pessoais, é só uma questão de escala, motivação e habilidades.”
Ele finaliza com seu entendimento sobre o atual papel do CIO, que deve fazer parte do time de gestão e lidar com diferentes frentes, não adianta ser apenas inteligente o bastante pra lidar com sistemas ou gerir aplicações, a desenvoltura que se espera de um CIO é o de educador, consultor, parceiro de negócios e principalmente colaborador.

“ Vá o mais rápido que puder para a nuvem. Lá você estará seguro. Não é uma critica a esforços pessoais, é só uma questão de escala, motivação e habilidades.” Tony Scott, CIO Governo dos EUA.

3 características comuns entre os mais bem sucedidos clientes da Google 
SalesForce, Woolworths, Concha y Toro e We Work apresentaram três caracteristicas comuns quando perguntados sobre o segredo de seu sucesso: foco no relacionamento com seus clientes, mobilidade e colaboração.
A primeira empresa é líder mundial na área de softwares de serviço ao cliente, conquistou mentes e corações utilizando o Hangouts da Google gerando lealdade dos clientes. “Criar um
relacionamento de confiança consistente com o cliente é um dos pilares da Salesforce, porque a organização sabe que conseguir um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter aquele já existente” relata Sarah Franklin VP de marketing.  
A Woolworths, maior varejista e empregadora australiana, deu aulas de como construir uma comunidade dentro da empresa, onde atendimento ao cliente é sua prioridade. Eles queriam mudar a estrutura burocrática e antiquada da empresa, e, uma das atitudes tomadas foi a implementação do Google Apps for Work. Com isso descobriram um novo jeito de se conectar com as pessoas, trabalhar em tempo real e ter maior flexibilidade.
A  Concha y Toro por sua vez removeu barreiras no trabalho e se tornou a maior produtora de vinho na América do Sul ao utilizar tecnologia para conduzir suas operações. “Em 2009 quando estávamos pensando em migrar nossas tecnologias, pensamos em mobilidade e redução de custos” disse Daniel Durán.
A We Work é reconhecida por sua inovação, reinventou o tradicional modo do escritório e rompeu barreiras no mercado. A empresa fornece espaço de trabalho compartilhado para empresários, startups, pequenas empresas etc. E o Google Apps for Work os ajudou a centralizar o local de trabalho, aumentou a eficiência e acessibilidade, além de possibilitar a todos compartilhar suas informações. “A mensagem que queremos passar é a de que qualquer um pode ser dono do seu próprio negócio, construir uma startup etc. porque as ferramentas estão lá” afirma Miguel McKelvey co-fundador da We Work.


Revolucionário tecnológico
Mergulhando mais fundo sobre romper barreiras, Rich Rao entrevistou Tony Fedell CEO da Nest, considerado o pai do IPod e um dos top 21 transformadores do mundo.
E ele comentou que, o primeiro segredo do seu sucesso, é notar os problemas. “Quando somos pequenos notamos cada detalhe, cada pedacinho de chão, porque você está aprendendo sobre o mundo, mas quando você cresce começa a ignorar estas coisas, porque tem coisas de alto nível pra prestar atenção”. Então é critico que, cada passo que você dá no seu dia-a-dia, faça você perceber cada detalhe.
Fedell tem a ideia de “pensar jovem”, olhar o mundo com a perspectiva de um jovem, como alguém que está experimentando o mundo se sente em relação a ele, onde estão as frustrações, as melhorias. A primeira coisa a se fazer para implementar esse pensamento na sua empresa é ter certeza que você contrata pessoas com mentes jovens, pode ser pessoas com mente jovem ou pessoas velhas com mente jovens, mas pessoas que realmente notam os pequenos detalhes e tem empatia com aqueles que estão abaixo deles, para poder lhes ensinar algo e empoderar funcionários.
Ainda, Fedell acrescenta que, disrupção é o mesmo que olhar pra uma peça de tecnologia que já existe e pensar em algo que irá mudá-la. Antes de tudo, você precisa sempre buscar essa disrupção se quiser crescer. Isso nem sempre é fácil, pois as pessoas não querem mudar, eles gostam de fazer a mesma coisa continuamente. Entretanto, se você realmente quiser se diferenciar, você precisa causar disrupção, não existe outro caminho.

Essa é a mensagem que o evento Amostphere 2015 quis deixar: para onde a tecnologia está indo? Para onde a internet está indo? Ela está além do seu laptop, tablet, smartphone. Ela está em tudo que estiver conectado. Sua empresa também, seus colaboradores também. Mas com segurança, com quem entende disso. Assista ao evento com legendas em português:





Anônimo Country Manager

Google Apps Deploment and Sales Specialist, já implementou Google Apps em diversos tipos de empresas de vários segmentos e portes.

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